Escolha uma Página

Autor: Detetive Luiz Amaral – Fortaleza – CE

Capítulo : A importância da detetive

Atualmente, verificamos uma crescente presença feminina de Detetives mulheres, o que nunca teria sido possível sem a atuação das mulheres que foram verdadeiras desbravadoras e continuam, até hoje, contribuindo para engrandecer a busca por um patamar mais igualitário com os homens, numa área infelizmente ainda predominante masculina. Como prova de minha afirmação aí está a Detetive Socorro Amaral no Maranhão e a Detetive Particular Ângela em São Paulo e milhares Brasil afora, que têm hoje uma vasta experiência como detetives particulares.

Há detetives mulheres que só queriam descobrir se estavam sendo traídas e depois viraram detetives de verdade. Esqueça a imagem clássica: certo ar de frieza, quando pensar em detetives particular, pois pode estar ali uma detetive mulher de saia e salto alto, de bolsa com celular-gravador e câmera camuflada num pequeno orifício externo da sua bolsa. Hoje elas são quase metade dos detetives do Brasil. Até porque a mulher se infiltra com mais facilidade, não chama tanto atenção e se afina melhor nos casos extraconjugal.

O empurrãozinho que arremata a escolha da profissão por mulheres é o retorno financeiro da atividade: um dia de trabalho de uma detetive não sai por menos de R$ 300 e, no final do mês, as profissionais mais experientes chegam a um salário de cerca de R$ 10 mil. Na verdade, são os casos de suspeitar de traição que movem o mercado, nesses casos vale perseguição, campana, filmagens. Nenhum objeto parece inocente depois de uma visita a uma loja especializada em equipamentos para detetives e investigadores.

Depois são pais que querem saber o que os filhos adolescentes andam fazendo por aí, só então vêm o comércio e a indústria, mas há também hoje muitos escritórios de advocacias que procuram detetive para localizar pessoa e levantamento de bens como também confirmações de provas. Diante da crise que continua assombrando as maiores economias do mundo e a exposição do Brasil perante o mercado global, os olhares de investidores e grandes companhias multinacionais se voltam para o país. E, o impacto desse movimento e o surgimento de mais oportunidades para profissionais brasileiros, especialmente para os detetives particulares, que têm ganhado importância crescente no mercado. Indo além das competências técnicas, a categoria tem alcançado cada vez mais credibilidade no meio jurídico e empresarial.

Créditos:

Texto extraído do livro “Seja você um Detetive”.