Detetive particular em São Luís

O que um detetive pode e não pode fazer?

Por Detetive Socorro Amaral

22 fev, 2021

O detetive particular pode fazer uso de recursos e meios tecnológicos em sua rotina de trabalho, com a finalidade de coletar provas e informações que colaborem no esclarecimento de fatos e pontos abertos de sua investigação.

Equipamentos de escuta, drones, câmeras escondidas, gravadores de áudio e máquina fotográficas são materiais de trabalho perfeitamente utilizáveis por esse profissional. O uso delas sempre levanta a dúvida sobre se é crime contratar detetive particular e usar as provas adquiridas por esse profissional. Entretanto, com aconselhamento jurídico é possível sim fazer uso desse material.

Entretanto, cabe ao investigador particular o dever de entrar em contato com as autoridades policiais tão logo perceba que um crime está sendo cometido por uma das partes envolvidas durante a investigação.

Já em casos policiais, o detetive pode colaborar com a Justiça e atuar, desde que seja convidado pelo delegado responsável. O detetive particular não pode, de forma alguma, liderar a condução de uma investigação que seja da alçada de uma delegacia.

Durante suas investigações, em casos em que aconteçam crimes ou atos infracionais, o detetive não pode fazer julgamento, tampouco dar voz de prisão para nenhum suspeito. E isso vale mesmo para casos em que a presença do profissional é solicitada pelo delegado de polícia responsável. As atribuições do detetive particular, ainda nessa situação, se limitam às investigações e ao levantamento de provas e evidências.

Esse profissional não deve usar fardamento nem distintivo policial. O porte da arma de fogo para um investigador particular precisa ser autorizado pela Polícia Federal, seguindo todas as orientações e exigências da lei para se ter porte sendo um cidadão civil.

De tal modo, se você precisa da coleta de provas para a resolução de algum problema delicado e acha que o serviço do detetive particular é o melhor caminho, não tenha medo, pois não é crime contratar detetive particular. Entre em contato conosco e solicite um orçamento!

Postagens relacionadas